segunda-feira, 22 de abril de 2013

Alejo Carpentier - As horas que crescem no lado direito dos relógios

Final do conto: Viagem às Origens (Trad. Mario Pontes)


Um comentário:

  1. Alejo Carpentier (Havana, 26 de dezembro de 1904 — Paris, 24 de abril de 1980) foi um novelista, ensaísta e músico cubano.

    História

    Filho de um arquiteto francês que dois anos antes se transferira para Cuba. Aos dezessete anos desiste do estudo de arquitetura para tornar-se jornalista. Em 1928 é preso por razões políticas, fugindo, com ajuda de intelectuais franceses, para a França onde fica até 1939, quando retorna a Cuba para trabalhar no rádio. De 1945 até 1959 mora na Venezuela, regressando mais uma vez a Cuba, com a vitória da revolução, para dirigir a Editora Nacional. A partir de 1966 vai morar em Paris onde exerce a função de ministro-conselheiro junto à Embaixada Cubana até 1980, quando morre em abril.

    Sua literatura é frequentemente associada ao realismo fantástico. Suas obras mais renomadas são "A música em Cuba", um estudo sobre as influências afro-europeias na arte musical cubana, e o "O reino deste mundo", uma recriação incomparável dos acontecimentos que precederam a independência haitiana até um Haiti em pleno período republicano, a transição de colônia francesa governada por brancos para uma nação negra regida pelo primeiro monarca coroado no Novo Mundo. Estimulado pela prodigiosa história original e valendo-se de um magistral domínio dos recursos narrativos, Carpentier recria nesta obra um mundo exuberante, descomedido e legendário, inaugurando o que foi chamado de real maravilhoso (ou realismo mágico).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alejo_Carpentier

    ResponderExcluir