segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tahar Ben Jelloun - O que é Loucura

Citado em João A. Frayze-Pereira - O QUE É LOUCURA


2 comentários:

  1. Tahar Ben Jelloun
    BIOGRAFIA
    Tahar Ben Jelloun, escritor marroquino de língua francesa e um dos nomes mais consagrados da literatura contemporânea, nasceu em Fez em 1944. Actualmente vive em Paris.
    Frequentou o liceu francês em Tânger e após terminar os estudos universitários de filosofia, parte para França em 1971. Na Universidade de Paris recebe o doutoramento em psiquiatria social.
    Apesar de o árabe ser a sua língua de origem, Ben Jelloun optou espontaneamente por escrever em francês. O seu bilinguismo é parte integrante da sua vida e do seu trabalho, assim como tema presente na sua obra.
    No seu universo literário, é recorrente a criação de cenários e enredos plenos de contradição entre tradição e modernidade, entre o mundo árabe e o mundo ocidental.
    Ben Jelloun incorpora a cultura marroquina nas suas histórias, criando situações pouco familiares ou mais curiosas para um público ocidental. Exemplo disso, é o seu romance "L’enfant de sable", onde uma filha se faz passar por homem para manter a propriedade e o prestígio da família.
    A sua experiência em psiquiatria reflecte-se directamente na criatividade presente na sua escrita. Ben Jelloun interessa-se muito pela sexualidade e suas disfunções e, toda a sua obra está povoada de personagens marginais, à procura da sua identidade sexual e social.
    Na sua mestria a contar de histórias, Ben Jelloun tem uma escrita concisa, mas plena de imagens poéticas e líricas, que envolve o leitor no seu universo mágico. Narradores duvidosos e diferentes pontos de vista sobre a mesma história contribuem também para uma atmosfera mística.
    Da sua extensa obra, que inclui romances, poesia, peças de teatro e ensaios, destacam-se: "L’enfant de sable", "La nuit sacrée", "Les yeux baisées" e "Le racisme expliqué à ma fille".


    Fonte:
    http://www.cavalodeferro.com/index.php?action=manufacturer_info&manufacturers_id=3

    ResponderExcluir
  2. João Augusto Frayze-Pereira é psicólogo formado pelo Instituto de Psicologia da USP no ano de 1970. É professor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho desse mesmo Instituto. Duas pesquisas marcaram inicialmente a sua formação: um estudo naturalístico sobre o comportamento de um inseto silenciosamente estranho como o louva-a-deus, apresentado na Reunião Anual da SBPC de 1969, e a experiência vivida no espaço de uma aldeia de índios Xavante, em 1970, experiência cuja força ainda se faz sentir. Daí para cá os fundamentos e limites da Psicologia se constituíram no principal tema de suas indagações. Tem artigos publicados nas revistas: Psicologia e Boletim de Psicologia. Seu trabalho de mestrado “A tentação do ambíguo” (um exame crítico do objetivismo na Psicologia através de uma reflexão sobre a sensibilidade) algum dia poderá ser publicado. De seu gosto são os desenhos e ser pai da Manu, o melhor deles.

    Livro O que é Loucura
    Ed. Brasiliense - Coleção Primeiros Passos

    ResponderExcluir