sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Julio Cortázar - Instruções para Chorar

Para quem esqueceu que é humano.


2 comentários:

  1. Julio Florencio Cortázar (Embaixada da Argentina em Ixelles, 26 de agosto de 1914 – Paris, 12 de fevereiro de 1984) foi um escritor argentino.

    Características literárias

    É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos mediante narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem autonomia e profundidade psicológica inéditas.

    Seu livro mais conhecido é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor.

    Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cujo longa-metragem Blow-up foi baseado no conto As Babas do Diabo (do livro As Armas Secretas).

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Julio_Cort%C3%A1zar

    ResponderExcluir
  2. Histórias de Cronópios e de Famas

    Lançado em 1962, o livrinho de pouco mais de cem páginas reúne pequenos contos cuja veia poética, acentuadíssima, conduz o leitor a um mundo de comoventes absurdos surrealistas. Não é, apesar disso, um livro “triste”: bem me lembro de que li diversos contos com um sorriso no rosto, como por exemplo "Correios e telecomunicações” ou em histórias com singulares títulos como “Pequena história que tende a ilustrar o precário da estabilidade dentro da qual cremos existir, ou seja que as leis poderiam dar terreno às exceções, azares ou impossibilidades, e aí é que quero te ver”, para dar ao leitor a exata dimensão dos absurdos que preenchem esse livro saborosíssimo, que li esperando que não terminasse nunca.

    Fonte:
    http://www.doseliteraria.com.br/2012/06/historias-de-cronopios-e-famas-por.html

    ResponderExcluir