quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Robert A. Heinlein - Amor sem Limites (Caderno de notas de Lazarus Long)

Na Bala


2 comentários:

  1. Robert Anson Heinlein (Butler, 7 de julho de 1907 — Carmel, 8 de maio de 1988) foi um escritor de ficção científica norte-americano.

    Robert Heinlein nasceu em 7 de julho de 1907, filho de Rex Ivar Heinlein (um contador) e Bam Lyle Heinlein, em Butler, Missouri. Morou na infância em Kansas City, no mesmo estado. A sua observação das coisas e valores de seu tempo e lugar (segundo ele, "O Cinturão Bíblico") teve uma influência significativa no seu trabalho como escritor. Foi criado batista, porém, abandonou a religião ao ler A Origem das Espécies, obra do naturalista britânico Charles Darwin, aos 13 anos [1].

    A sua experiência na Marinha Americana foi a segunda grande influência em sua obra. Heinlein graduou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 1929, e trabalhou como oficial. No mesmo ano, casou-se com Eleanor Curry, separando-se um ano depois. Casou-se em seguida com Leslyn Macdonald, e foram separados pela morte. Foi um ateu durante toda a sua carreira literária.

    Foi consultor do filme Destination Moon (1950).

    wiki

    ResponderExcluir
  2. Amor sem limites: As Vidas de Lazarus Long/A história do futuro (Time Enough for Love: The Lives of Lazarus Long, 1973)

    Future History (História do Futuro) de Robert A. Heinlein, descreve um futuro projectado para a espécie humana de meados do século XX até o início do século XXIII, posteriormente estendida até o quinto milênio. A expressão Future History foi criada por John W. Campbell na edição de fevereiro de 1941 da Astounding Science Fiction. Campbell publicou um primeiro esboço do quadro cronológico de Heinlein para a série na edição de março de 1941.[1]
    Histórico

    Heinlein escreveu cedo em sua carreira a maior parte das histórias da Future History, entre 1939-1941 e entre 1945-1950. A maior parte das histórias da série escritas antes de 1967 foram reunidas na antologia The Past Through Tomorrow, o qual também contém a versão final do quadro cronológico. Esta antologia não inclui Universe e Common Sense, que foram publicados separadamente como Orphans of the Sky.

    Future History foi indicada para o Prémio Hugo de Melhor Série de Todos os Tempos (Best All-Time Series) em 1966, junto com a série Barsoom de Edgar Rice Burroughs, a série Lensman de E. E. Smith, a série Fundação de Isaac Asimov e a série The Lord of the Rings de J. R. R. Tolkien, e acabou perdendo para a Fundação de Asimov. [2]

    Em seus últimos anos, Heinlein voltaria a escrever na Future History: Time Enough For Love conta as memórias de Lazarus Long, passando-se após o ano 4000, mas com flashbacks para anos anteriores. O final de Number of the Beast e partes de The Cat Who Walks Through Walls tem elementos da Future History, e To Sail Beyond the Sunset, as memórias de Mama Maureen (mãe de Lazarus Long) revivem a Future History, do ponto de vista dela, e com significativas alterações nas datas da série original.

    wikipédia

    ResponderExcluir