segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Richard Dawkins - Meme, unidade de imitação

MEME - Unidade de Imitação


2 comentários:

  1. Clinton Richard Dawkins (Nairobi, 26 de março de 1941) é um zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quênia, além de ex-professor da Universidade de Oxford.

    Dawkins é conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada no gene, exposta em seu livro O Gene Egoísta, publicado em 1976. O livro também introduz o termo "meme", o que ajudou na criação da memética. Em 1982, ele realizou uma grande contribuição à ciência da evolução com a teoria, apresentada em seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia no ambiente em que vive este organismo. Desde então escreveu outros livros sobre evolução e apareceu em vários programas de televisão e rádio para falar de temas como biologia evolutiva, criacionismo e religião.

    Dawkins também é famoso por sua defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Também é um entusiasta do movimento bright e, como comentador de ciência, religião e política, um dos maiores intelectuais conhecidos no mundo. Esses assuntos são retratados em "Deus, um delírio", livro de sua autoria que se tornou best-seller em várias partes do mundo. Através de diversos fatos científicos, Dawkins nos mostra sua ideia da inexistência de Deus. Em enquete realizada pela revista Prospect em 2005, sobre os maiores intelectuais da atualidade, Richard Dawkins ficou com a terceira posição, atrás somente de Umberto Eco e Noam Chomsky.

    Por sua intransigente defesa à teoria de Darwin, recebeu o apelido de "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão ao apelido de Thomas H. Huxley, que era chamado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog).

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Dawkins

    ResponderExcluir
  2. Trabalho

    Foi durante os estudos em Oxford que Dawkins desenvolveu as principais linhas de trabalho que norteiam seu ponto de vista científico. Ele é frequentemente citado pela expressão "máquina de sobrevivência", uma combinação de outras duas expressões de Tinbergen, "máquina de comportamento" e "equipamento para sobrevivência", que sempre lhe vinham à cabeça quando lecionava em Oxford.

    Dawkins deparou-se com o conceito de genes como unidades de seleção, por influência de W. D. Hamilton. Tradicionalmente a seleção natural é vista como um processo que seleciona os indivíduos mais adaptados; a visão centrada nos genes vai mais profundamente e entende isso como uma seleção indireta dos genes que determinam esse fenótipo mais adaptado nesses indivíduos. Dessa forma, a competição pelos recursos ambientais na seleção natural não se daria apenas entre indivíduos, entre diferentes genes possuídos por esses diferentes organismos. Esta ideia foi divulgada por Dawkins no seu livro de divulgação científica, "O Gene Egoísta", que obteve um grande impacto na comunidade científica, o qual acabou associando fortemente seu nome e essa visão.

    Dawkins acrescentou mais uma ideia àquela da seleção natural focada nos genes, e esta ideia foi a de existem "memes", uma metáfora para caracteres da herança cultural com os genes estão da herança biológica. Estes memes são, portanto, ideias e costumes que podem se comunicar, cooperar e competir entre si. Genes e memes, de mais a mais, poderiam agir juntos influenciando a sobrevivência e, conseqüentemente, os caminhos da evolução dos organismos. Dawkins supôs que tanto os genes quanto os memes seriam eficientes, já que, de acordo com sua hipótese, são replicadores - são passados adiante (seja entre corpos ou entre mentes), através de suas cópias (nem sempre fiéis, o que permitiria mutações). Um meme pode ser um trecho de uma música (que "gruda" nas mentes de quem a ouve), ou mesmo uma religião (que seria considerada um conjunto de memes associados, um memeplexo).

    O desenvolvimento do conceito de replicador por Dawkins incluía a ideia de que é insensato pensar na evolução das aves sem reconhecer que elas fazem ninhos, e que é igualmente insensato considerar a evolução dos castores sem reconhecer a vital importância da habilidade herdada por eles em construir barragens e abrigos eficientes. Os organismos possivelmente são organizados para terem corpos e comportamentos determinados largamente pela sua herança genética e, também, nos casos de organismos mais sofisticados, organizados para explorar ou construir objetos úteis para sua sobrevivência, habilidade esta decorrente da herança genética.

    Em biologia, a herança genética de um indivíduo é chamada genótipo, enquanto a aparência física é chamada fenótipo. Dawkins estabeleceu um postulado que associava organismo e artefato (objeto útil produzido pelo organismo) ligado ao código genético do organismo, chamando essa associação de fenótipo estendido. Dawkins levou adiante seu conceito de fenótipo estendido para além da associação organismo-artefato e abrangeu também a família do organismo, o seu grupo social e todos os instrumentos e ambientes criados pelo indivíduo e grupo. Sua hipótese pretende explicar muitos fenômenos como uma manifestação física do código genético do indivíduo, que age através do fenótipo estendido.
    Cquote1.svg Para não acreditar na evolução você deve ser ignorante, estúpido ou insano. Richard Dawkins

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Dawkins

    ResponderExcluir