quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Federico Fellini - O cinema, quando bem feito...

Há filmes que nos deixam lembranças como as da própria vida


2 comentários:

  1. Federico Fellini (Rimini, 20 de janeiro de 1920 — Roma, 31 de outubro de 1993) foi um dos mais importantes cineastas italianos.[1]

    Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes, que, mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer. Fellini ficou famoso pela estrutura cult de seus filmes. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica (Fellini chegou às vezes até a elogiá-la apesar das críticas que ele fazia à Igreja), capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália.

    Trabalhou suas trilhas sonoras, na grande maioria das vezes, com o grande compositor Nino Rota.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Federico_Fellini

    ResponderExcluir
  2. Amarcord é um filme de produção franco-italiana de 1973, do gênero comédia dramática, dirigido pelo cineasta italiano Federico Fellini.

    O título Amarcord é uma referência à tradução fonética da expressão io me ricordo (eu me lembro), usada na região da Emilia-Romagna, onde o diretor nasceu. Federico Fellini sempre negou que o filme fosse uma autobiografia, mas reconhecia que existiam semelhanças com a sua própria infância em Rimini.

    Apesar de lançado em 1973, Amarcord teve seu lançamento nos Estados Unidos apenas em 1976.

    São destaques no filme a trilha sonora de Nino Rota e o figurino de Danilo Donati. Foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes do mundo.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarcord

    ResponderExcluir